As três melhores dietas do mundo

Pela primeira vez, a dieta do mediterrâneo tornou-se a primeira classificada do ranking mundial, que realiza uma publicação norte-americana especializada em aconselhamento ao consumidor. Além disso, foi destacado seis outras dietas como as seguintes melhores.

Como a cada início de ano, a US News & World Report, uma autoridade mundial em classificações e aconselhamento ao consumidor, publique a sua avaliação anual das Melhores dietas do ano. Pela primeira vez, a dieta mediterrânea tem sido eleita a melhor do mundo.

Para calcular as classificações, U. S. News convocou um painel de peritos dos melhores nutricionistas, especialistas em dietética e médicos especializados em diabetes, saúde cardíaca e perda de peso. Através de uma pesquisa em profundidade, cada um marcou 40 dietas em nove categorias, incluindo a facilidade de cumprimento, a probabilidade de perder peso significativo a curto e longo prazo, e a eficácia contra doenças cardiovasculares e diabetes.

“Existe um acordo estabelecido o que é considerado uma alimentação saudável, mas nenhuma dieta individual é a melhor para todos nós”, afirma o perito Dr. David Katz, diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção da Universidade de Yale. “Os rankings de melhores dietas abordadas de maneira confiável a experiência de diversos profissionais da nutrição na avaliação de dietas. Em última instância, uma ‘melhor’ dieta é aquela que pode ser tomada, se administrar e manter-se no tempo”.

As três melhores dietas

  • A dieta mediterrânica. A pesquisa da entidade norte-americana sugere que a dieta mediterrânea é um plano de alimentação equilibrada, aumenta a longevidade e ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas. A Fundação Dieta Mediterrânica, explica que esta dieta é muito mais do que uma orientação nutricional rica e saudável. É um estilo de vida equilibrado que recolhe receitas, opções de cozinhas, costumes e produtos típicos. Há que se destacar o tipo de gordura que a caracteriza (azeite de oliva, peixe e frutos secos), as proporções dos nutrientes principais que guardam as suas prescrições (cereais e vegetais como base dos pratos e carnes ou similares como o forro). E, além disso, a riqueza em micronutrientes que contém, usando legumes da época, ervas aromáticas e temperos.
  • A dieta DASH. A dieta DASH aparece empatada em primeiro lugar com a mediterrânea. Sua sigla, em inglês, são Dietary Aproximações to Stop Adaptation (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão). A dieta DASH pode ajudar a baixar a pressão arterial elevada e o colesterol e outras gorduras no sangue. Ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, e a perda de peso. Esta dieta é pobre em sódio ou sal e rica em nutrientes. Com ela se consomem muitos vegetais, frutas e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura, inclui grãos integrais, legumes, sementes, nozes e óleos vegetais, consome peixes, aves e carnes magras, reduzindo o sal, as carnes vermelhas, os doces e as bebidas açucaradas e alcoólicas.
  • A dieta flexitariana. Ocupa o posto de número três no ranking. Trata-Se de uma dieta definida como aquela que seguem os ‘quase’ vegetarianos, mas que inclui, ocasionalmente, a ingestão de algum produto de origem animal. Os produtos que se permitem consumir sonsobretodo de peixe, produtos lácteos e ovos. O consumo ocasional destes alimentos é o que define os flexitarianos. Os vegetais são os protagonistas de todos os pratos e incluem folhas, caules, couves, repollos, legumes, tubérculos, raízes, bulbos, frutas, ervas, brotos, cogumelos, frutas, frutas desidratadas, etc.

O resto do ranking

O resto de dietas de destaque no ranking pela US News & World Report são o Peso Observadores no número 4, uma dieta que atribui pontos para cada alimento. Você pode comer de tudo, mas cada alimento pontuada em função de seus nutrientes (tendo em conta fibra, gorduras, hidratos de carbono e proteínas) e do tempo que o nosso corpo precisa para metabolizar os alimentos. Devemos calcular os pontos que vamos somando-se diariamente.

E, finalmente, há um empate tripartido para o número 5 do ranking: MIND Diet ( que recebe seu nome devido a suas siglas em inglês (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay) é um híbrido entre as dietas mediterrânea e DASH para prevenir o surgimento do mal de Alzheimer); a TLC Diet (a dieta de mudanças terapêuticas no estilo de vida, TLC, por suas siglas em inglês, é saudável para o coração, já que podem reduzir o colesterol e ajudar a reduzir seu risco de doença cardíaca ou ataque cerebral) e a Volumetrics (uma dieta para emagrecer, perder peso e volume, sem deixar de comer, mas ingerir alimentos saciantes e de alto poder nutricional).

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