Dietas low carb reduzem expectativa de vida, indica estudo

Dietas que restringem o consumo de carboidratos, as chamadas low carb, podem o ânodo e a expectativa de vida em até quatro anos, sugere um estudo.

Esse tipo de dieta tem se tornado cada vez mais popular para quem busca perder peso e se mostrou promissor para diminuir o risco de algumas doenças.

Mas um estudo realizado nos Estados Unidos ao longo de 25 anos, indica que um corte moderado não consumo de carboidratos – ou a troca de carne por proteínas e gorduras vegetais – e mais saudável.

A pesquisa se baseou em relatos dos participantes sobre a quantidade de carboidratos que comiam.

OU O IMPACTO NA EXPECTATIVA DE VIDA

Não estudo, publicado na revista científica The Lancet Public Health, 15,4 mil pessoas, duas EUA preencheram questionários sobre os alimentos e bebidas que consumiam, bem como sobre o tamanho das porções.

A partir disso, os cientistas estimaram a proporção de calorias que recebiam de carboidratos, gorduras e proteínas.

Depois de uma casa ou de um grupo por uma média de 25 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que obtinham entre 50% e 55% de sua energia oriunda de carboidratos – grupo com consumo moderado de carboidratos e em linha com as orientações dietéticas do Reino Unido – tinham um risco tudo muito certo menor de morte quando comparados com aqueles com baixo e alto consumo.

Erros na Dieta

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Carboidratos incluem vegetais, frutas e açúcar, mas a principal fonte deles são alimentos ricos em amido, como batatas, pão, arroz, quente e cereais.

Pesquisadores estimam que, a partir dos 50 anos de idade, as pessoas com o consumo moderado devem viver em média mais de 33 anos. Isso representa quatro anos a mais do que as pessoas que recebiam 30% ou menos de sua energia a partir de carboidratos (grupo chamado de extrabaixo carboidrato)

As pessoas com consumo moderado também apresentam expectativa de vida de 2,3 anos a mais do que as que drenada de 30% a 40% de sua energia dessa fonte, ou grupo chamado baixo-carboidrato. E, ainda, devem viver 1,1 anos a mais que o grupo de 65% ou mais de carboidratos (considerado alto carboidrato)

Os resultados foram semelhantes a estudos anteriores com os quais os autores compararam seu trabalho, que incluíram mais de 400 mil pessoas de mais de 20 países.

PROTEÍNAS ANIMAIS E VEGETAIS X

Os cientistas compararam as dietas de baixo carboidrato ricas em proteínas e gorduras animais com aquelas que continham muitas proteínas e gorduras à base de plantas.

Eles descobriram que comer mais carnes – bovina, de porco, de frango e de cordeiro e queijo no lugar de carboidratos estava relacionado a um tudo muito certo risco maior de morte.

Mas a substituição de carboidratos por proteínas e gorduras de origem vegetal, como legumes e nozes, foi, por sua vez, associada a uma ligeira redução desse risco.

Sara Seidelmann, médica e pesquisadora em medicina cardiovascular do Hospital Brigham and Women, em Boston, que liderou a pesquisa, disse: “Dietas com pouco carboidrato que substituem carboidratos por proteínas ou gordura estão ganhando grande popularidade como estratégia de saúde e perda de peso”.

“No entanto, nossos dados sugerem que dietas de baixo carboidrato com produtos animais, que são predominantes na América do Norte e na Europa, podem estar associadas a um menor tempo de vida e devem ser desencorajadas.”

A pesquisadora acrescentou que “se, em vez disso, alguém escolhe seguir uma dieta com poucos carboidratos, trocá-los por mais gorduras e proteínas vegetais pode realmente promover um envelhecimento saudável a longo prazo”.

‘FOCAR NOS NUTRIENTES NÃO É O BASTANTE’

Os autores especulam que as dietas ocidentais – ricas em gorduras e açúcares – que restringem os carboidratos porque boa resultam em menor ingestão de legumes e verduras, frutas e grãos e levam a um maior consumo de proteínas e gorduras animais, que têm sido associadas à inflamação e envelhecimento não do corpo.

A professora Nita Forouhi, da unidade de epidemiologia do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Cambridge, que não esteve envolvida não estudo, disse: “Uma mensagem realmente importante deste estudo é que não basta focar nos nutrientes, mas se eles são derivados de fontes animais ou vegetais”.

“Quando a ingestão de carboidratos é reduzida na dieta, há benefícios quando ela é substituída por fontes de alimento e gordura de origem vegetal, mas não quando substituída por fontes de origem animal, como carnes.”

No entanto, há limitações não estudo.

Os resultados mostram associações observacionais, em vez de causa e efeito, e o que as pessoas comiam baseou-se em dados autorrelatados, que podem não ser precisos.

Os autores também reconhecem que, como as dietas foram medidas apenas no início do estudo e seis anos depois, os padrões alimentares poderiam ter mudado ao longo dos 19 anos subsequentes.

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