Qual é a maneira correta de fazer dieta?

Longe de tudo mito ou crença popular, a melhor maneira de perder peso ou manter o peso adequado é aprender a conviver com a comida e com o nosso ambiente.

Para aqueles que levam anos lutando contra os quilos a mais, uma nova dieta que promete ser revolucionária ou um suplemento nutricional milagroso pode aparecer como uma luz de esperança.

Mas nem tudo o que brilha é ouro. Fazer jejuns, dietas impossíveis, ou de um só alimento, não favorecem a perda de peso duradoura, e não são mais que uma variante do “churrasco e salada” com que faziam dieta nossas avós.

O segredo é uma verdadeira mudança de hábitos: os bons hábitos de nutrição e hábitos saudáveis devem ser mantidos ao longo da vida e são as únicas vias seguras para alcançar o peso desejado.

Os mitos sobre dietas:

* Para perder quilos é preciso passar fome.

* Evitar o café da manhã faz você consumir menos calorias ao dia.

* Pular refeições emagrece.

* O que é melhor para perder peso é fazer uma única refeição por dia.

* Fazer dieta é comer de tudo cozido, legumes e peixe cozido.

* Comer massa é incompatível com a perda de peso.

* Você tem que jantar só fruta para a perda de peso.

* Para emagrecer você pode fazer uma dieta em que você pode comer tudo o que quiser, se não misturas de alimentos.

* Comer à noite engorda.

* Um suco de uva ou limão em jejum queima gordura.

* As refeições de dieta são complicadas e trabalhosas.

* Comer de forma saudável é mais caro.

* Com os suplementos naturais emagrecer sem fazer dieta.

* Para emagrecer você tem que matar fazendo exercício.

* Com os jejuns baixas de peso ou sim.

E agora… As verdades!

* Fazer dieta é compatível com o desfrute da comida. Confecções como forno, assado ou micro-ondas são saborosas e ajudam na perda de peso.

* Não é necessário passar fome para emagrecer; basta saber quais os alimentos que tomar: como integrais, ricos em fibras, frutas.

* Você pode perder peso sem deixar de ingerir alimentos básicos, como pão, massas e legumes. Eliminação desses alimentos faz com que você tenha mais apetite por doces.

* Para manter a perda de peso é importante fazer uma alimentação o mais variada possível, para que, desse modo, não abria o apetite.

* Se planeja a compra semanal e vai ao super com o estômago cheio, vou comprar de forma mais racional.

* Comer várias vezes por dia vai ajudar você a perder peso de forma eficaz e sem passar fome.

* Comer bem é mais barato do que comer mal. Um exemplo é o que custa um quilo de arroz, legumes, tomate, peixe congelado, frango, pão, alface ou cenoura, quando comparada com um quilo de biscoitos, doces, bolo, massas ou comidas fritas.

* Os substitutos de refeições ajudam a saciar. São uma ajuda nutricionalmente excelente e contribuem na perda de peso, no âmbito de uma dieta equilibrada e de baixa caloria.

* Há sacietógenos – satisfação – naturais que ajudam a fazer dieta para quem tem dificuldades para controlar sua ingestão. Mas mal usados, provocam desconforto e desnutrição.

* Não há o que comer, ver televisão ou a ler (ou no computador, já que você perde o controle do que você ingere.

* O exercício físico moderado e regular é fundamental para consolidar a descida de peso, modelar o corpo e gerar hormônios que melhoram o humor.

Mas um excesso de exercício produz estresse oxidativo, o que acelera o envelhecimento celular e é perigoso para a saúde.

* O jejum de 24 horas é uma prática milenar que ajuda a desintoxicar o organismo, mas não emagrece se antes ou depois de fazer isso, não mantém uma alimentação equilibrada.

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